13/11/2022

Tons pastel: como usar a tendência desse verão

Essas cores estão em alta no momento e apesar de serem atemporais, estão marcando presença em peças com proposta mais leve e minimalista.

Também conhecidas como candy colors, a cor pastel é aquela marcada por mais luminosidade e menos saturação, o que as transforma em tons bastante claros e suaves.

Mas não se engane, a origem dessas cores vem de muito, muito tempo atrás. Durante o movimento artístico francês Rococó - século XVIII - os tons suaves e pastel de verde-claro e o cor-de-rosa já eram usados, em contraste às fortes cores do estilo Barroco.

Já na década de 50 após o fim da Segunda Guerra Mundial, os tons pastel começaram a ser usados como forma de simbolizar a calma e suavidade nos EUA, em roupas e decoração de interiores. 

Atualmente, os tons pastel podem ser encontrados em roupas, acessórios, cosméticos, artigos de decoração… Definitivamente uma tendência que permanece mesmo com o passar do tempo. 

Essas cores podem transmitir um sentimento de tranquilidade e bem estar, por isso rosa e azul bebê, lilás, verde menta, amarelo pastel e marfim ganharam várias maneiras de composições para looks. 

 

Nós amamos e separamos algumas dicas para você usar sem medo de errar!


Color block - um tom pastel + outro tom pastel 

Para criar looks bem românticos, neste tipo de combinação você compõe roupas de cores diferentes, mas que se aproximam. Como o rosa com azul, bege com azul ou verde com rosa, por exemplo. As peças não precisam ser da mesma cor, mas sempre clarinhas. Os acessórios marrons ou nude são a melhor pedida.

A combinação de tons pastéis em tecidos leves e finos deixa o visual básico, mas sem perder a elegância e a delicadeza. E outra possibilidade na hora de criar os seus looks é usar alguns tons de nude, bege, branco ou marrom. A neutralidade dessas cores garante ainda mais destaque aos tons pastel.  

 

 

 

Look monocromático 

Excelente opção para quem prefere um visual mais clássico ou delicado por completo. Basta escolher uma cor e as suas variantes, todo rosa ou todo azul, por exemplo. Essa combinação é atemporal, e combina muito bem com qualquer ocasião, tanto para o trabalho ou para o dia a dia.

Você pode optar por diferentes tipos de tecidos, detalhes e acessórios como complemento para o look ficar formal ou descontraído. Fato é que o monocromático pode ser muito moderno e as cores, como o lilás, rosa, verde menta e até o amarelo, formam composições incríveis para todas as idades e perfis.

Outra grande vantagem dos looks monocromáticos é que eles deixam a silhueta mais longilínea. Se você é baixinha, pode apostar nessa tendência!

 

 

cropped bermuda

 

Alto contraste - tom pastel + tom saturado

Se você gosta de cores fortes o alto contraste é uma ótima opção que combina muito bem para tons pastel. Use uma roupa em cor pastel junto com outra em uma tonalidade mais forte, escura, estampada ou saturada. O contraste que o resultado traz é poderoso e bonito.

É uma combinação ótima para quem gosta de looks mais vibrantes e modernos. Use como inspiração o círculo cromático para garantir que tudo esteja em perfeita harmonia. Aqui vão algumas dicas que vão te ajudar:

Cores análogas - são cores vizinhas, como o vermelho combina com roxo e rosa;

Cores complementares - são as cores opostas no círculo cromático, amarelo e roxo por exemplo;

Cores tríade: combinação de três cores correspondendo a um triângulo no círculo, como o verde, roxo e laranja que juntos formam um visual surpreendente.

Blazer calça

 

E se o assunto combinação de cores te interessa, aproveite para ler outro dos nossos posts aqui no blog: Como usar Conjunto Off White no seu dia a dia